29 de setembro de 2011

Você Me Deixa Segurar a Sua Mão?

Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos...aumentando nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza.
Albert Einstein


"Eu gostaria de poder segurar sua mão e dizer que tudo isso irá passar ... que você deve acreditar em si mesmo, que você é uma pessoa de valor, que são os medos que nos aprisionam e não os obstáculos. Eles nos fortalecem se aprendermos a transpô-los. Queria poder segurar sua mão, e, segurando sua mão, dizer que nada está perdido .... mas não posso fazê-lo, se você não estendê-la para mim. "

O medo é invisível aos olhos. Engraçado notar que é muito mais fácil nos refugiarmos naquilo que não enxergamos. Talvez assim fingimos que não existem os obstáculos - que na vida são tangíveis. O medo de ser aquilo que se é, pelo simples medo da rejeição, o que para uns parece ser inevitável. 

Engraçado notar que o medo é só um reflexo de não aceitação de "si" mesmo. Medo de tentar, porque acredita não conseguir  ("Ahhh pra que vou esquentar minha cabeça com isso? Não vale a pena!!"). Isso é uma tentação constante. As rotas de fugas que usamos nos mostram o quanto temos medo. Para alguns estes sintomas são claros. Para outros são somente "meu modo de me desestressar" (Pronto! A rota de fuga foi criada!). 

Constantemente, vemos pessoas que se afundam no vício para fugirem de si mesmas. Acabam se perdendo no meio do caminho. E como é duro ter que voltar a ele de novo. Porque envolve não só um problema externo, mas principalmente interno. Lidar com os fantasmas que se tem. Isso assusta. É como limpar um porão antigo. Você até sabe que lá embaixo há baratas, ratos, etc .... mas eles estão lá, debaixo das mobilhas velhas, caixas velhas. Se me atrevo a limpá-lo, eles virão para cima.

Talvez é disso que precisamos ... de uma boa faxina interior.

Superar medos, frustrações causam dor, acredite! Mas pra nascer requer coragem , sabia? O bebê precisa ter coragem para nascer  ... para conhecer um mundo desconhecido até então para ele. Esta coragem foi Deus quem nos deu. É natural no homem (chama-se FORTALEZA). 

Engraçado como existem pessoas que conseguem ver em nós coisas muito melhores do que nós mesmos. Mas acho que é por isso mesmo: elas estão além da superfície da nossa dor, podem ver melhor. Por isso, sempre em todas as circunstâncias, devemos dar ouvidos a quem nos ama .... mesmo que isso pareça clichê demais. Essa é uma realidade tangível, muito mais que seus medos. 
 
Quando não conseguimos achar um caminho de volta... não tenha medo de procurar ajuda, mesmo que seja uma ajuda profissional. Não pense nem por um segundo que seu caso não tem solução. Não deixe que o medo te siga ou te guie. Um cego pode até entender outro cego, mas será melhor guiado por quem pode ver além.... além dos seus medos, das suas angústias. Alguém que pode segurar sua mão e te indicar o caminho ... ou mesmo te dizer que você não está sozinho.

"Engraçado, quando me frustro ou me magoo, eu automaticamente me vejo como uma menina rsrsrs. É, uma menina. Sinto como se Deus me pegasse no colo e dissesse : 'vem cá minha menina, não fique assim!'. ... E acabo vendo uma outra direção. Uma direção que está dentro de mim.  E acabo vendo que aquela menina habita dentro de mim, que ela tem lugar certo pra buscar coragem (CORAGEM vem do Latim COR= coração  Agen= agir).  É dali que sai sua força .. DO SEU CORAÇÃO. Se você dá ouvidos a um coração magoado, ferido, cheio de frustrações e medos, com certeza os resultados nunca serão bons. Então, não se perca de você mesmo. Deixe alguém te encontrar, resgatar-te se for preciso. O ato de estender a mão parece bobo, mas, pra quem está com medo, é vida ou morte."

Então, mais uma vez te digo: "Queria muito poder segurar suas mãos e te dizer que você não esta só. Eu estou aqui. Não se esconda de você mesmo. Você vai conseguir".



(Elliz Ferucci)

3 comentários:

Carmem Dalmazo disse...

Carlos!...
Eu vivo em constante fuga...
Quisera eu vencer todos os medos que a vida oferece com facilidade.
Parece que o medo anda junto com a certeza...se vacilar ele toma conta.
Quisera eu poder pegar a mão de alguém e nunca mais sentir medo do que desejo...
Beijo

iriagotti disse...

Quero muito uma mão para me amparar e me deixar na certeza de ter um amigo como você! Bjs

Jana Borges disse...

Às vezes é tão difícil enfrentar os obstáculos que se apresentam a nós! Principalmente quando esses obstáculos são os sentimentos de outra pessoa. Então o medo surge e acabamos por nos entregar, nos acovardamos. Bjks caro amigo!!!