5 de setembro de 2011

Se você não cuida de seu corpo, onde irá viver?

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina



Seu corpo é a única coisa que você manterá por toda esta sua vida. Disso você já sabe, mas será que você realmente se dá conta da importância disso? Não podemos dizer isso de mais nada - seu carro, sua casa, sua família, seus bens, seu discurso, tudo isso passa… Seu corpo continua aí… Seus valores mudarão, você vai trocar ainda muitas crenças, trocará pensamentos, muitos gostos vão mudar, muitas prioridades, enfim quase tudo. Seu corpo continuará…O mesmo corpo… Pode ser que esteja melhorado, renovado… Ou não.



Seus sentimentos também mudarão, serão transformados e você não sabe, de verdade, do que é que estará gostando, curtindo, querendo daqui a um ano, seis meses, uma semana, amanhã!
Ou você acha que nada mais vai lhe surpreender? Pode ser um olhar, um sorriso, pode ser uma expressão de alguém conhecido ou não; o fato é que seu mundo de pensamentos e emoções será outro daqui a pouco.
Você estará diferente logo mais… E o seu corpo…Será o mesmo.
Tá bom, ele também muda, se transforma, muito mais pelo efeito dos seus pensamentos, de suas crenças e de seus sentimentos recorrentes e constantes, do que pelo passar do tempo. Será que você faz idéia do quanto o estado do seu corpo é resultado das crenças e emoções? Todos os dias à nossa volta temos exemplos de gente com aparência mais jovem que a idade cronológica, pessoas rejuvenescendo dia a dia e também o contrário - velhos de vinte e poucos anos e jovens com mais de setenta.
- Em que você acredita?
- Você cuida bem do seu corpo?
- Leva seu corpo para passear de vez em quando e o movimenta com carinho?
- Você se alimenta com atenção e respeito ao seu corpo ou só “mata a fome”?
- Deixa seu corpo descansar quando ele pede?
O fato é: Neste mundo físico, a única coisa que lhe acompanha desde o seu nascimento até a morte é o seu corpo. Você o trata como um amigo? Ou apenas o usa, como um utensílio qualquer?
Outra observação interessante: Nosso corpo funciona como um canal de energia. Captamos energia de várias maneiras, sendo as mais palpáveis a respiração e a alimentação. Sem bloqueios, essa energia flui de maneira espontânea, suave, equilibrada, criativa. Quando bloqueado o fluxo energético e emocional, por qualquer motivo, essa energia não-expressa começa a gerar desconforto, desequilíbrio, dor, deformação, sintomas psicossomáticos, doenças.
Qualquer tensão ou desconforto reduz sua vitalidade, funcionando como um vazamento de energia. As tensões surgem principalmente nos campos mentais e emocionais, e, ao atingirem o corpo físico, reduzem em todos os níveis seus potenciais de atuação e presença na vida.
Como vencer o desconforto gerado pelas tensões?
A forma principal de reduzir este desconforto é conscientizar-se das causas e atuar efetivamente para vencê-las (expressando as emoções, alongando, relaxando…).
Equilíbrio no trato com seu corpo e a satisfação e prazer com isso só se tornam possíveis quando você o escuta. E o corpo está sempre enviando recados claros. Nossos sentidos estão baseados no corpo e respondendo através dele. Nosso corpo sempre indica o melhor para nós. O corpo sabe indicar o bom, e está continuamente fazendo isso. O bem é sensorial, pessoal, individual. Antes de qualquer pensamento o corpo já respondeu. Sempre. Repare… Ouça mais seu corpo. Aprenda a ouvir seus sinais.



Lembre-se: Quando nos propomos a ouvir mais o próprio corpo os resultados são, no mínimo, revitalizantes e muitas vezes surpreendentes. Permita-se, afinal…
“Se você não cuidar bem do seu corpo, vai viver dentro do que?”
Celso Nogueira - psicólogo

Nenhum comentário: