28 de setembro de 2011

Dicas para que vai entrar a PRIMEIRA VEZ em um aeroporto NO BRASIL.

Você sabe como se portar, ou o que fazer quando chega a um aeroporto pela primeira vez?
Caso seja, ou conheça um marinheiro de primeira viagem, não importando onde seja o aeroporto, os passos a serem tomados para embarque e desembarque são bem comuns em todos eles.
Aqui posto uma espécie de passo a passo do como agir se for seu primeiro vôo.


1 - CHEGADA AO AEROPORTO:




Os passageiros de vôos nacionais devem chegar ao aeroporto com pelo menos UMA HORA de antecedência, e DUAS HORAS para vôos internacionais.
Procure o balcão da companhia aérea se apresente-se para o "Check In".

2 - CHECK IN:


Ele é a apresentação do passageiro à Companhia Aérea. Você deverá mostrar a passagem e seus documentos no balcão, além de entregar sua bagagem e ficar apenas com a mala de mão.


3 - CARTÃO DE INFORMAÇÕES:


Ainda durante o check in, o atendente entregará o cartão de embarque, que costuma sem um papelzinho amarelo, parecido a uma nota fiscal, informando horário e número do portão para entrar no avião.


4 - DESPEDIDA:


Se o vôo for para dentro do Brasil, pergunte sobre o "EMBARQUE NACIONAL" e siga para lá. Há um portão específico para os Vôos Internacionais. É hora de se despedir dos que te acompanham e entrar numa sala reservada  SOMENTE aos passageiros.


5 - EMBARQUE:



Vá direto ao portão indicado no cartão dado no check in e fique atento ao alto falante e aos painéis, que informarão o momento de se entrar no avião. Quando seu vôo for chamado, entre na fila que se formará em frente ao portão correspondente à entrada ao avião de seu vôo.


6 - ASSENTO:


 Ao entrar no avião, procure a poltrona cujo número está indicado naquele cartão entregue no check in. Se quiser sentar em outro lugar, peça antes ao funcionário a bordo. A bagagem  de mão deverá ficar (como em um onibus) acima da poltrona no bagageiro destinado a este fim.


7 - SEGURANÇA:


 Antes do avião partir, os comissários informam o que se deve fazer em caso de emergência e como se ajustam os cintos de segurança. Desligue o celular e qualquer equipamento eletronico nesse momento.


8 - PODE E NÃO PODE DENTRO DO AVIÃO:



 É proibido fumar e ligar o celular a bordo. Já aparelhos eletronicos, e máquinas fotográficas poderão ser usados, mas só após a tripulação autorizar pelos auto falantes. Use os fones de ouvidos no assento para ouvir músicas.

9 -  DURANTE O VÔO:


 É Costumeiro ser servido um lanche gratuito. Nos vôos internacionais longos, há refeições. Se houver bebida alcóolica procure maneirar; o efeito fica mais potente do álcool na altitude. Caso seja preciso por algum motivo chamar um comissário(a) de bordo, clique no botão que fica acima da cabeça, ao lado da saída de ar condicionado e da luminária.

10 - DESEMBARQUE:


 Quando o avião pousar, siga a fila de passageiros até a sala de bagagem. As malas costumam demorar a chegar. Aguarde ao lado da esteira e fique atento aos avisos sonoros. Cuidado para não pegar a mala de outro passageiro, pois as bagagens costumam ser parecidas, identifique a sua com uma etiqueta que possa de longe chamar sua atenção para ela.



 11 - EXTRAVIO:


Se a sua mala não aparecer ou estiver danificada, procure o balcão da companhia aérea na área de desembarque e formalize a reclamação para ser ressarcido pelo prejuízo.


 12 - SAÍDA: 


Com as malas no carrinho (se for o caso) siga as placas de "SAÍDA", passe pelo portão de desembarque e bom passeio!



























Nenhum comentário: