11 de março de 2011

Maremoto e Tsumanis, qual a diferença?


Um tsunami (ou tsunâmi, do japonês 津波 significando literalmente onda de porto) é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações brutas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, actividade vulcânica, abrupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo com "maremoto" - contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de facto originar um(a) tsunami.

Ameaças futuras

Em 2001,cientistas previram que uma futura erupção do instável vulcão Cumbre Vieja em La Palma(uma ilha das Ilhas Canárias)poderia causar um supergigante deslizamento de terra para dentro do mar.Nesse potencial deslizamento de terra,a metade oeste da ilha(pesando provavelmente 500 bilhões de toneladas)iria catastroficamente deslizar para dentro do oceano.Esse deslizamento causaria uma megatsunami de cem metros que devastaria a costa da África noroeste ,com uma tsunami de trinta a cinqüenta metros alcançando a costa leste da América do Norte muitas horas depois,causando devastação costeira em massa e a morte de prováveis milhões de pessoas.

MAREMOTOS

Maremoto - a causa é um terremoto ou um desabamento ocorrido no fundo do mar, é que as águas recebem um violento impulso.

O relevo continental é modificado no litoral, pelo trabalho das águas do mar. Elas provocam a erosão marinha, denominada abrasão.

Maremotos Variados

Os maremotos também podem ser provocados por fenômenos como erupções vulcânicas, desmoronamentos de montanhas submarinas e o levantamento ou rebaixamento de assoalho marítimo.

Às vezes acontece de as costas de uma região são devastadas por uma onda gigante que é chamada maremoto..

Não é a maré, e sim uma montanha de água em movimento. Qual é a causa disso? A causa é um terremoto ou um desabamento que ocorre no fundo do mar , nesse casos a água recebe um violento empurrão, esse forma um rolo gigante que atravessa a terra firme, então se atira como uma enorme muralha de água que chega a 20 ou 30 metros de altura!

Os maremotos podem causar estragos gravíssimos, mas felizmente são raros.

 

Nenhum comentário: