21 de março de 2011

Bom dia!

A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original.
(Albert Einstein)

Em algum momento da nossa trajetória, necessitamos deu uma grande ideia. Não é mesmo?

Aquela questão que incomoda ou uma saída que não acha. Uma inspiração, para solucionar um problema ou para dar continuidade aos planos pessoais e profissionais.

Portanto desejo que você seja inspirado hoje e que não lhe faltem ideias.

Ideias, simples, complexas, brilhantes... Não importa.

E por falar em ideias, você já percebeu que algumas ideias acabam “colando” enquanto outras nem são percebidas.

Quer ver um exemplo?

Você pensa, pensa, pensa mais um pouco mais e acha que acabou de ter uma ideia genial. Mas na hora de apresentá-la a alguém. Um chefe, parceiro, colaborador, colega, e eles não acham sua ideia tão genial assim!

Então, será que existem regras até mesmo para criar ou desenvolver alguma ideia?

Segundo os autores do livro “Ideias que colam” - Chip Heath e Dan Heath: Existem sim! E ainda existem seis princípios para ideias darem certo.

Segundo os autores do livro, os seis os princípios das ideias que colam, são os ingredientes essenciais para uma ideia dar certo e fazer sucesso!

Gostaria de apresentar agora esses princípios para você.

Principio numero 1 - Simplicidade – Encontre a essência de sua ideia e tente expressá-la de forma compacta. Precisamos criar ideias que sejam, ao mesmo tempo, simples e profundas. A regra de ouro é o modelo básico de simplicidade – uma declaração de uma única frase tão profunda que um indivíduo levaria a vida inteira para aprender a segui-la.

Segundo princípio - Surpresa – As ideias que colam costumam ser inesperadas. Para que nossa ideia emplaque, precisamos despertar interesse e curiosidade.

Principio número 3 - Concretude – É mais fácil se lembrar de ideias que têm palavras e imagens concretas. Devemos explicar nossas ideias em termos de ações humanas e de informações sensoriais.

O número 4 é Credibilidade – Atente-se aos detalhes e às fontes que podem garantir a credibilidade. Ideias aderentes precisam conter suas próprias credenciais. É necessário encontrar meios de ajudar as pessoas a testarem nossas ideias.

Quinto princípio - Sentimentos – Crie empatia e associe sua ideia a coisas que as pessoas já se importam. Como fazer com que as pessoas se importem com nossas ideias? Levando-as a sentir algo.

E o sexto princípio - Relatos – Identifique boas histórias que tragam inspiração. Pesquisas mostram que o ensaio mental de uma situação nos ajuda a ter uma melhor atuação quando a encontramos no ambiente físico. Da mesma forma, escutar histórias funciona como um tipo de simulador de voo mental, que nos prepara para reagir com mais rapidez e eficácia.

Experimente submeter suas ideias a estes princípios antes de apresentá-las a alguém. Afinal de contas, você quer que elas sejam aceitas, e que façam sucesso. Não é mesmo?

Então, não custa tentar. Não é mesmo?

Mas ainda uma última dica, recado, ou seja, lá como for: Seja você a primeira pessoa a acreditar em suas ideias. Isso é fundamental.

Pense nisso!

 

Nenhum comentário: