3 de outubro de 2011

Mesmo catando latinhas, seja ambicioso...

Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.
Aristóteles


Você conhece o João da Silva ? 

Creio que até conheça algum. Mas aquele que anda pelas ruas catando latinhas de refrigerante e cerveja?

Talvez você também o conheça. 

Mas este João da Silva que eu conheci hoje, apesar de parecer um João como tantos outros João´s que anda pela cidade, muitas vezes catando lata de alumínio, para vender lá na favela. 

Com os poucos reais que recebe por este trabalho, compra os mantimentos que faltam na sua casa, para sua mulher e filhos.

Quer saber o que este João tem de especial ?

Ele agrega valor ás latas que tem catado por aí. Sim! Com uma pequena tesoura, algumas ferramentas poucos parafusos, ele transforma o que seria mais algumas gramas de matéria prima para a indústria, em pequenas obras.

Não diria que seja exatamente uma “Obra de Arte”, mas numa miniatura de utensílio doméstico. 

Por que estou contando a história do João?

Simples! Por que numa breve conversa que tive com este “cidadão”, ele mostrou, que mesmo catando latinhas de refrigerante e cerveja, para sobreviver. Ele tem uma visão de algo melhor no seu futuro. Ele é ambicioso.

Você vê algo errado em ter ambição?

Quero mostrar pra você que não! Ambição, quando direcionada para objetivos sadios, é saudável, nos ajuda alcançar resultados positivos.

Ah, a ambição do João: Ao transformar suas latinhas em objetos, ele as vende por dois reais, cada, isso dá um retorno muito maior do que receberia pelo kilo de alumínio.

Você quer saber o que as pessoas ambiciosas proporcionam ao nosso mundo ?

Elas fazem o mundo girar. São elas que apresentam projetos, abrem empresas, sonham e os colocam em ação. 

Assumem riscos e preferem a tristeza da derrota do que a vergonha de não ter lutado. Nem todas as pessoas que tem ambição, conseguem o que querem, muitos deles conseguem bem mais do que conseguiriam se ficassem acomodados. 

Para algumas pessoas ambição pode ter se tornado negativa, simplesmente por inveja. 

Pessoas acomodadas e preguiçosas, preferem denegrir o trabalho dos outros, em vez de levantar-se da cadeira e ira á luta.

Preferem aplicar um pouco de criatividade á suas latinhas de refrigerante, criar objetos para venda com valor agregado, em vez de amassá-las para servirem simplesmente de matéria prima no processo de reciclagem.

Sabe de uma coisa ! Se as pessoas entendessem que ambição é muito mais do que falar de dinheiro, é falar de destino, falar em melhoraria da qualidade de suas vidas e de todos os outros ao seu redor, assumiriam sua vida verdadeiramente, ao invés de terceirizá-la.

Isso é comum para muitas pessoas. Mas, ter ambição é sadia, por que significa criar seu próprio caminho de vida. 

Quem pode ser contra isso? Só alguém muito medíocre. Preguiçosos que se incomodam com as iniciativas de outras pessoas. 

E se quisermos que o mundo melhore, que nossa comunidade melhore, que o país realmente cresça não podemos mais ter lugar para medíocres, para pessoas com pensamentos pequenos.

Precisamos de pessoas ambiciosas para revolucionar o mundo. Mesmo quando catamos latinhas.

(Sigmar Sabin) 

2 comentários:

lfranco disse...

Os sem ambiçoes....sentam e deixam a vida passar!!!! beijos

ROCHELLE SARAIVA disse...

GOSTEI DEMAIS DA HISTÓRIA DE JOÃO E A MANEIRA A QUAL É LEVADA ESSA AMBIÇÃO... PARABÉNS !!! IREI LEVAR ESSA MENSAGEM PARA OS MEUS ALUNOS !! OBRIGADA.