18 de outubro de 2011

Sua paz interior depende de você...

O primeiro dos bens, depois da saúde, é a paz interior.
François de La Rochefoucald



Quero começar este nosso encontro, apresentando uma situação interessante, que as vezes não concordamos plenamente com ela. Porém verdadeira e necessária para nossa evolução:

“Você sabia que a vida não te dá as pessoas nem a família que você quer. Ela te dá as pessoas que você precisa. Aquelas pessoas que vão te ajudar, te magoar, te amar, te deixar na mão, mas que vão transformar você na pessoa que você deverá ser”.

Você já viveu esta situação ?

Por exemplo: Você acorda animado, energizado, grato pela vida e feliz por mais um dia. Aí no meio do café da manhã, apenas por um comentário seu, seja de incentivo ou por uma brincadeira, faz com que alguém da sua família descarregue um monte de acusações, desencadeando um clima de agressividade e hostilidade.

Ai você fica pensando: o que levou aquela pessoa fazer isso com você, agir desta forma? O que você fez de errado para receber esta agressão logo cedo? Justo naquele dia que você acordou com tanta energia e bom animo?

Pois é, escolhi uma estória sufi, que não conheço sua autoria, mas, que pode ajudar a ilustrar esta situação de forma especial.

Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai.

- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.

- O mesmo vale para os sentimentos de inveja, raiva e os insultos - disse o mestre.

- Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir!

Isto serve para a nossa vida também, sempre temos, no mínimo duas escolhas. Se eu me deixar abater e entrar na energia negativa da outra pessoa, isso vai me causar amargura, me deixar com um sentimento de injustiça, o que com certeza vai estragar todo o meu dia.

Ao contrário, se eu perceber, que muitas das vezes, as pessoas infelizes com a própria vida, acabam agredindo as outras que estão numa sintonia de felicidade, porque não suportam não se sentirem desta forma, ao invés de procurar a própria mudança internamente.

Se isso já aconteceu em sua vida. Pense sobre o que vou te dizer agora:

Se você compreender este fato, isso vai permitir que você escolha olhar para o seu dia, que por sinal esta lindo e ensolarado e escolher conscientemente continuar na sintonia de felicidade e alegria. Assim, a pessoa que te agride não terá mais poder algum sobre você, nem sobre sua minha vida e sua felicidade!

Não é mesmo ?

Portanto escolha sempre o melhor para você, para sua vida. Como disse anteriormente aqui: Sua vida esta em suas mãos, está nas suas escolhas, na forma que você decide vivê-la.

Pense nisso...

(Sigmar Sabin)
 

Um comentário:

maria celly benevides machado disse...

A PAZ INTERIOR E FUNDAMENTAL PRA VIVERMOS ,VC AMIGO FALOU BONITO E VERDADE ,SEU BLOG MTO RICO ..."PARABENS'SOMENTE AQUELES QUE TEM CORAGEM DE SONHAR,OUSAR E SUPERAR,PODEM VIVER OS DIAS COM CERTEZA DE VIVER.