1 de agosto de 2011

Como está sua Autoestima?


Autoestima é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma; é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesma. A autoestima é um trabalho diário e exige dedicação na mesma proporção que se dá aos filhos, ao companheiro, ao conhecimento, à carreira, à saúde e à beleza.
Para manter a autoestima, faça a si mesma o que você faz aos outros: incentivar, admirar, elogiar, desejar o melhor, tratar bem, com carinho e atenção. Ao se proteger, você preserva sua dignidade, não permitindo abusos. Se alguém te “atacar”, terá forças para reverter o problema a tempo, pois quem tem autoestima reconhece sua capacidade e confia nela.
A autoestima elevada é a condição vivida por pessoas que são elogiadas, apoiadas, autoconfiantes, que têm amor próprio, não vivem em conflito e não são ansiosas e inseguras. A baixa autoestima é o sentimento que se manifesta em pessoas inseguras, criticadas, indecisas, depressivas e que buscam sempre agradar outras pessoas.

Baixa Autoestima:

A baixa autoestima revela uma pessoa que não expressa os seus sentimentos, que os guarda a sete chaves. Na tentativa de ocultar os seus sentimentos para os outros, ela acaba tornando-se mentirosa para si mesma.

Quais são as características mais comuns dessas pessoas?

  • Possuem tendências perfeccionistas e precisam se sentir no controle de tudo o que acontece a sua volta — o que provoca altos níveis de stress.
  •  Tendem a ser negativas.
  • Preocupam-se demais com o que os outros vão pensar dela.
  • Geralmente estão acima do peso normal.
  • Culpam os outros pelos seus problemas.
  • Têm pouca concentração e geralmente são causadores de problemas.
  • Não pensam em si, somente nos outros.
  • Evitam emitir suas opiniões, gostos, valores, pensamentos e sentimentos.
Perde-se a autoestima quando se passa por muitas decepções, frustrações; ou em situações de perda, ou quando não se é reconhecido por nada. Também quando não somos valorizados ou nunca recebemos elogios.

Mas o que fazer para não perder a autoestima?

O que nos abala na realidade não é a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por nós mesmos! Na realidade, o que vale é a sua opinião sobre si mesma! Deste modo, sua autoestima é determinada por você mesma: por isso, pare de culpar seus pais, parentes, amigos ou colegas pela deterioração da sua auto- imagem. Quem tem que se preocupar com ela é você, não os outros; não permita que eles a contaminem.
Ame-se, preocupe-se com você, construa seu amor próprio e seja verdadeira com si mesma. Aceite seus defeitos, seja otimista; cuide do seu corpo, saúde, cabelos — cuide da sua beleza e encare a vida de cabeça erguida. Lembre-se: a sua vida é para você.

O que diminui a auto-estima?- críticas e autocríticas
- culpa
- abandono
- rejeição
- carência
- frustração
- vergonha
- inveja
- timidez
- insegurança
- medo
- humilhação
- raiva
- e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional)


Quando começa a se formar:
Na infância. A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.
      


 

Para elevar a auto-estima é preciso:


- autoconhecimento

- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)

- identificar as qualidades e não só os defeitos

- aprender com a experiência passada

- tratar-se com amor e carinho

- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)

- manter diálogo interno

- acreditar que merece ser amado(a) e é especial

- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.
 


4 comentários:

Marina disse...

PRECISO FAZER TERAPIA PARA TER AUTO ESTIMA, SOZINHA NÃO ESTOU CONSEGUINDO. OBRIGDA CARLOS, POR TEXTOS QUE ME FAZEM REFLETIR.

rose_angel disse...

Carlos, desde pequena fui rotulada como "A DIFÍCIL"...Tive uma educação rígida e cheia de tabus. Eu me rebelava desobedecendo as ordens e realmente era "a diferente" em relação a meu irmão e 2 irmãs... Queria muito ter amigos(homens),mas isto, nem pensar!!! Queria fazer medicina na capital (Belo Horizonte), mas como meu namorado morava lá, não pude cursar o meu tão sonhado curso...daí me casei com ele com apenas 20 anos para ficar mais livre e me dei foi muito mal!!! Gosto do meu visual ás vezes... mas não aceito muito bem os elogios...não acredito quando raramente falam,soa falso, principalmente se é vindo dos meus familiares. Sofro, com isto pois sempre que tiro uma foto, acho que estou sendo exibida demais...já me rotularam também por isto. Hoje, quase não saio, não tenho amigos(homens)nunca consegui ter um. Viravam namorados!! Já fiz muita terapia, mas não funcionou...E falar de coração que me amo...ah!! Isto ainda eu mesma não acredito!! O que fazer diante disto? Será que ainda poderei ser mais feliz e me aceitar melhor? Será??

rose_angel disse...

Carlos, desde pequena fui rotulada como "A DIFÍCIL"...Tive uma educação rígida e cheia de tabus. Eu me rebelava desobedecendo as ordens e realmente era "a diferente" em relação a meu irmão e 2 irmãs... Queria ter amigos(homens),mas isto, nem pensar!!! Queria fazer medicina na capital (Belo Horizonte), mas como meu namorado morava lá, não pude cursar o meu tão sonhado curso...daí me casei com ele e com apenas 20 anos para ficar mais livre e me dei foi muito mal!!! Gosto do meu visual ás vezes... mas não aceito muito bem os elogios...não acredito quando raramente falam,soa falso, principalmente se é vindo dos meus familiares. Sofro, com isto pois sempre que tiro uma foto, acho que estou sendo exibida demais...já me rotularam também por isto. Hoje, quase não saio, não tenho amigos(homens)nunca consegui ter um. Viravam namorados!! Já fiz muita terapia, mas não funcionou...E falar de coração que me amo...ah!! Isto ainda eu mesma não acredito!! O que fazer diante disto? Será que ainda poderei ser mais feliz e me aceitar melhor? Será??

marlene cavalcante disse...

Parabéns pela iniciativa em abordar este tema, assunto comum e corriqueiro no dia a dia das pessoas, mais que poucos se preocupam em ajudar, mostrando saidas. Muitas pessoas estão com o alto estima lá em baixo e nem sabem que estão doentes... eu particularmente considero uma "doença" e só eu tenho a cura pra mim mesma atraves de uma concientização interior, buscando forças interiores,rompendo paradigmas,aceitando a vida com seus acertos e fracassos,caindo, levantando sacudindo a poeira,e... se cair de novo? levanta sacode a poeira e vai em frente.Eu costumo dizer que a vida me deu muitos motivos para viver triste cabisbaixa, porém nao me deu RAZOES para isto, portanto ignoro estes motivose sigo em frente cantando, sorrindo e celebrando a vida que é o maior presente que ja ganhei!!! PARABENS CARLOS abçs