25 de agosto de 2010

Eleições 2010: Um cacareco para o novo milênio*

Fonte: Blog do Xexéo



Cacareco foi um rinoceronte-fêmea nascido no Zoológico do Rio de Janeiro por volta de 1955. Em fevereiro de 1958, ela _ mas todo mundo a conhecia por ele _ foi transferida para São Paulo para ser atração do zoológico local que seria inaugurado em março. O/A Cacareco tornou-se, na verdade, a maior atração do zoológico paulista. Aí é que a vaca foi pro brejo. Insatisfeito com o nível dos 540 candidatos às 45 vagas da Câmara Municipal nas eleições de 1959, o eleitor paulista resolveu protestar e fez campanha para a eleição de... Cacareco! Preocupadas com a popularidade eleitoral do/da rinoceronte, as autoridades paulistanas mandaram o bicho de volta para o Rio. Foi tarde demais. Quando as urnas foram abertas, Cacareco teve cem mil votos, mais até do que o partido mais lembrado pelos eleitores que chegou a 95 mil votos.
Cacareco virou exemplo de voto nulo, de voto de protesto. Sua eleição, porém, jamais se repetirá. Desde que o voto virou eletrônico, ninguém pode escrever um nome qualquer na cédula. Voto, só em candidatos inscritos no TRE.
Tiririca (foto), nome artístico de Francisco Everardo Oliveira Silva, é um cantor (?), compositor (??) e humorista (???) cearense de Itapipoca, que ficou conhecido nacionalmente graças a uma de suas canções (????), “Florentina”. Hoje, Tiririca parece ter abandonado a carreira musical e é comediante de televisão.
Tudo indica que a nova carreira também não está dando muito certo. Tiririca conseguiu o apoio do PR para se incluir entre os 1.098 candidatos a deputado federal por São Paulo. Tiririca é o Cacareco mais bem-sucedido da campanha eleitoral pela TV. O espectador do Rio não tem a chance de vê-lo em ação, mas o de São Paulo, com repercussões no YouTube, não fala de outra coisa.
E com razão. Tiririca aparece sempre vestido de palhaço, o mesmo figurino com que atua nos programas humorísticos (?????) da TV. Mas não é assim que será sua foto na urna eletrônica. Portanto, em algumas das vezes em que aparece no horário eleitoral, ele precisa mostrar a foto usada pelo TSE para que ninguém ache que está votando errado (como se fosse possível votar certo em Tiririca). O candidato se apresentou dizendo que quer ser deputado federal “para ajudar os mais necessitado, inclusive a minha família”. “Para deputado federal, Tiririca. Vote no abestado.” Ele ainda criou um slogan que pode ser contestado: “Vote no Tiririca. Pior do que está não fica”. Como diria outro colunista deste jornal, há controvérsias.
[6b[
O PRP está lançando aqui no Rio um candidato a deputado estadual que se chama Mouralidade. Engraçado, né?

Um comentário:

André disse...

Almo: os "cacarecos" está á solta...
Abraços do André