27 de junho de 2011

Descubra o que te motiva

As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente.
Zig Ziglar

O que motiva você?


É uma pergunta intrigante para começar esta jornada. Mas é mais do que necessária que ela seja feita, se não por mim, mas por você mesmo.


Acredito que em algum momento da sua vida você já se sentiu desmotivado. E em algumas vezes você pode contar com uma pessoa próxima que diz algo para elevar seu estado de ânimo. Mas e quando você não tem um “amigo animador” por perto? Aí, só resta mesmo procurar esta motivação dentro de si mesmo.


Saiba então , que a motivação é uma das habilidades que fazem parte do que podemos chamar de inteligência emocional. Ou seja, quanto mais e melhor você conhecer a si mesmo, mais estará apto para identificar o que te motiva ou desmotiva, por isso é muito importante, que faça uma autoanálise.


Agora, presta um pouco mais de atenção . Se você está se sentindo sem motivação e ainda por cima sem inspiração, apresento aqui, algumas reflexões sobre porque você deve se interessar por esta habilidade e como pode desenvolvê-la!


A principal habilidade relacionada com motivação é a automotivação. Você com certeza já ouviu falar dela.


Mas, por que a automotivação é tão importante?


Bem, de uma maneira bem simples, eu diria que automotivação é para o bem da sua saúde, para que você permaneça em atividade, com alegria e tenha vontade de acordar todos os dias de manhã e cumprir com suas responsabilidades.


E porque é necessário desenvolver a habilidade de se automotivar?


Uma das razões é porque você nem sempre é reconhecido como deveria ou espera. Nesse caso, você não deve deixar se desanimar!


Lembre-se de uma coisa importante : nem Jesus Cristo, agradou a todos... E se você olhar bem a sua volta, garanto que encontra alguém em situação pior que a sua. Por exemplo: alguém que ficou desempregado ou que não teve condições de estudar, ou ainda que acabou sendo abandonado por pessoas que amava.


Então? Isso não deve representar o fim do mundo.


Mas diante de tantas complicações, como desenvolver a automotivação?


Primeiro é necessário encarar os seus desafios de frente, não responsabilizar aos outros pelas suas escolhas, assumir o que é responsabilidade sua e buscar estratégias ao invés de ficar lamentando.


Além disso, acredito que cada pessoa deve ter ou pelo menos, deveria ter sua própria estratégia pessoal de automotivação.


Pense nisso hoje e se você ainda não tem uma estratégia, reflita e inspire-se.

(Sigmar Sabin)

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... Por incrível q pareça, não me fez bem... Por que? Eu perdi meu emprego de 15 anos, onde amava trabalhar, demitida por questões políticas da empresa (mudança de chefia). Um mês depois, de forma traumática, meu relacionamento de onze anos chegou ao fim. E para completar, além da idade q não ajuda, não pude completar meus estudos, focada q estava em meu trabalho e percebo agora q não estou preparada para o mercado... Aí o artigo coloca exatamente estes exemplos como alguém q está em piores condições... Eu estou sentindo q a batalha q tive para me recuperar, foi totalmente anulada com este texto... Está difícil!... Estou me sentindo a pior das piores...

Carlos Almo disse...

Voce tem a experiencia, e se sente sem chão, no momento.
Erga a cabeça e pense positivamente que ai sim, sua vida irá dar uma guinada.
Pense sempre para a frente, o passado apenas nos serve de experiencia e saudades do que se foi.
Meu abraço e carinho viu?