27 de maio de 2011

Semeie sempre as melhores sementes...


Em tudo na vida, a perfeição é finalmente atingida, não quando nada mais existe para acrescentar, mas quando não há mais nada para retirar.


Antoine de Saint-Exupéry








Ouça, melhor, leia: Se eu perguntar a você, se você deseja um mundo melhor, que este em que vive atualmente, com certeza eu vou adivinhar a sua resposta. 


Será um sonoro SIM. Não é mesmo?


Eu imagino que isto seja o sonho natural de quase todos os seres humanos que habitam este planeta.


Mas se é um sonho, um desejo de tantas pessoas, inclusive, meu e o seu. Como é que nós poderemos contribuir para a construção dessa parte que cabe a nós nesta obra ?


Ao sonhar e desejar um mundo melhor, assumimos uma carga de responsabilidade para a realização desta obra.


Pois, não podemos apenas sonhar, desejar, querer, exigir algo para nós, sem contribuir com nossa parte.


Acontece todos os dias. Pessoas sonham, desejam, querem coisas melhores, cobrar uma cidade mais organizada, uma sociedade sem violência, um país mais humano. Mas, ficam apenas na expectativa. Esperando que alguém faça por elas.


Não pode ser assim.


O texto chamado de: “As melhores sementes”.


Me acompanhe, que você compreenderá o que quero lhe falar sobre a construção de um mundo melhor.


Um agricultor, de pouco estudo, participava todos os anos da principal feira de agricultura da sua cidade.


O que acontecia de mais extraordinário é que ele sempre ganhava, ano após ano, o troféu: MILHO DO ANO.


Entrava com seu milho na feira e saía com a faixa azul recobrindo seu peito. O seu milho era cada vez melhor.


Numa ocasião dessas, um repórter do jornal abordou o empresário após tradicional colocação da faixa de campeão!


Ele ficara muito intrigado com a revelação do empresário de como ele costumava cultivar seu qualificado e valioso produto.


O repórter descobriu que o fazendeiro compartilhava boa parte das melhores sementes da sua plantação de milho com os seus vizinhos.


- Como pode o senhor compartilhar suas melhores sementes com seus vizinhos, quando eles estão competindo diretamente com o senhor?


O fazendeiro respondeu:


- Você não sabe? É simples. O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva de campo para campo. 


Se meus vizinhos cultivarem milho inferior ao meu, a polinização degradará continuamente a qualidade do meu milho.


Se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudá-los a cultivar o melhor milho, cedendo a eles as melhores sementes.


Agora entenda a moral desta história :


Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz.


Aqueles que querem viver bem têm de ajudar os outros para que vivam bem.


Aqueles que querem ser felizes têm de ajudar os outros a encontrar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.


Você já parou pra pensar que todos nós somos importantes uns para os outros e que para vivermos bem nós dependemos uns dos outros?


Espero que você também consiga ajudar seus vizinhos a cultivar cada vez mais as melhores sementes, os melhores milhos e as melhores amizades.


Para finalizar, quero dizer: É assim que começamos a construir um mundo melhor para nós. Distribuindo o que nós temos de melhor para os outros.


Pense nisso... Usando as melhores sementes.


Tenha uma Boa Sexta feira


(Sigmar Sabin)

Nenhum comentário: