5 de setembro de 2012

Aprenda a dizer...NÃO!


Saber dizer “não” com elegância é uma arte que pode e deve ser desenvolvida, pois falar “não” através de comportamentos constrangedores qualquer idiota sabe fazer.
Marisa de Abreu -    Psicóloga


Certa ocasião, pediram para Jesus de Nazaré operar um milagre, Ele disse que não o faria. Em outra oportunidade, requereram que ele entrasse em um litígio de partilha de bens de dois herdeiros, Ele declarou que não tinha competência jurídica para isso. Zombaram d'Ele na cruz, provocando-O para que mostrasse sua identidade como Filho do Altíssimo, despregando-se do patíbulo e mostrando seu poder, mas graças a Deus Ele não atendeu isso.
Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, nasceu e viveu entre nós para mostrar-nos como é o caráter do Todo-Poderoso bem como para revelar-nos como o ser humano deve ser. Deste modo, o Salvador ensinou que dizer "sim" para todos não é prova de autoafirmação, de boa educação, de expressão positiva de voluntariedade ou de demonstração de altruísmo. Jesus me ensina dizer "não" a boa parte das demandas a que sou solicitado.

Não saber "dizer não", adoece
Não saber dizer "não" promove má qualidade de vida, perda de tempo, de dinheiro e, consequentemente, estrago na saúde. Se alguns tivessem sabido dizer "não", teríamos menos menores abandonados nas ruas, menos gravidezes indesejadas, menos viciados em drogas lícitas ou ilícitas, menos violência, menos crimes...; a lista seria interminável.
Mesmo desagradando alguém, você pode contribuir com seu próprio bem estar pessoal e até com o proveito do destinatário da negativa. Aprenda a dizer "não", no momento correto e apropriadamente para certas pessoas e para certas situações e sua saúde irá ser preservada ou melhorará.
O primeiro passo para aprender a dizer "não" é identificar o porquê você deseja responder "sim", quando não deveria fazê-lo. Aprenda que normalmente quando atendemos a todos e a tudo é porque estamos sendo vítimas, dentre outras, de uma das fraquezas que exponho adiante.

Falta foco para existência
Dizemos "sins" censuráveis, quando não estamos sabendo definir corretamente as prioridades da vida, neste caso, falta-nos foco para existência. Também a falta de segurança leva-nos à recusa em dizer "não", quando queremos agradar as pessoas porque não sentimos firmeza no que somos ou no que fazemos. Quando isso ocorre, inevitavelmente, nossa relação com Deus, com nossa família e com nossa vida profissional ficarão doentes.
Comodismo

Outra razão para não saber dizer "não" é o comodismo. Às vezes, é mais fácil atender uma pessoa do que confrontá-la com os motivos de nossa negativa. Neste caso, com o passar do tempo, não somente nós ficaremos enfermos, mas aqueles a quem atendemos também adoecerão.

Alienação
Por alienação, muitos dizem "sim" para tudo. Pela falta de conhecimento de causa ou por irresponsabilidade para tomada de decisões, preferem concordar com todos que os confrontam, preferindo a tranquilidade doentia de serem marias-vão-com-as-outras.

"Puxa-saquismo"

Outros dizem "sins" por puxa-saquismo, aquela atitude vil e vergonhosa de querer se dar bem, elogiando, atendendo ou agradando alguém para se tirar algum proveito da "vítima". Neste caso, aparentemente ambos lucram com o bem estar imediatista próprio, mas, na verdade, estão nutrindo vírus e bactérias para graves moléstias futuras.
Portanto, estabeleça com a ajuda de Deus qual a missão da sua vida, assim, você distinguirá o urgente do prioritário e saberá dizer "não". Tenha coragem de ser sincero dizendo "não", quando esta deve ser a resposta correta diante das demandas da vida. Não se trata de ser egoísta ou de ser sempre do contra, trata-se de lutar pela saúde pessoal e de ser um agente promotor da saúde do próximo.

Fonte: Nelson Britto - http://www.institutojetro.com


Um comentário:

Wanderléia disse...

Belo texto.
É importante sabermos dizer não.
As pessoas que sempre ouvem sim como resposta,ás vezes são mimadas e estão mais vulneráveis a sofrerem,por não saber como lidar com problemas,achar soluções para uma resposta negativa,e tendem a desistir de seus sonhos,por isso aprendemos desde pequenos que nem tudo o que queremos ter,podemos.
Um não de uma pessoa que esperamos dizer sim,é estremecedor,nos sentimos mal,só que temos que seguir em frente e aceitar o que foi dito,é a realidade... ==================================