30 de junho de 2011

Pastor, lobo, ovelha - Atitudes em relação ao poder

Três atitudes comuns dos indivíduos em relação ao poder:
- Se identificar com o poder: "EU SOU O PODER"
Os que se identificam com o poder são os Pastores;
- Ser contra o poder: "EU SOU CONTRA O PODER"
Os que são contra o poder são os Lobos;
- Aceitar o poder: "EU SOU A FAVOR DO PODER"
As massas submissas ao poder são as ovelhas.


Não se encontrou ainda uma saída para essa relação recorrente entre o poder, as massas e a solidão dos indivíduos singulares. Ninguém consegue ver ou definir o poder, mas uns se identificam com ele, outros o contestam e há ainda os que decidem obedece-lo.
Esse é o cenário pastoral do poder. E para encontrarmos uma porta de saída deste cenário patético, é preciso antes entender melhor os valores que estão por detrás desses três elementos recorrentes.

Os lobos são os que não aceitam ser usado ou usar os outros, os que recusam as relações de dominação e vivem o poder apenas enquanto capacidade, potência ou vontade de poder. Suas relações são pautadas pela interatividade e pela amizade sem interesse. Amam a liberdade e são muito generosos. Alguns se deixam usar pelos pastores e viram cães-pastores.


As ovelhas trocam afeto por manipulação. O valor de troca no espírito de rebanho se dá tanto horizontalmente, na forma de solidariedade entre as ovelhas, como verticalmente, consolando piedosamente o pastor em sua altiva solidão. Elas amam o pastor para que ele as defenda. São elas que dominam o pastor, mas, dissimuladas, fingem que é ele que as domina. Elas usam enquanto fingem serem usadas e só desejam se divertir. Transformam tudo em espetáculo e em divertimento. Algumas se apaixonam platonicamente pelos lobos e se tornam ovelhas negras.

Os pastores são que não estabelecem trocas horizontais e se identificam com o poder. Usam e são usados entre si com impessoalidade e parcimônia, em grande hierarquias piramidais de sub-pastores. Embora se considerem senhores e protetores das ovelhas, são escravizados pela bajulação do rebanho e usados como espantalhos contra a liberdade dos lobos.


Podemos, a partir desse quadro, enunciar duas proposições políticas:
1. Um coletivo terá mais ou menos liberdade dependendo da permuta e revezamento dos papéis. Se os pastores forem sempre pastores; os lobos, lobos; e as ovelhas, ovelhas; o grupo será opressor para todos. Mas se ao contrário, todos tomarem consciência de seu papel principal e se esforçarem para se comportar através dos outros dois papéis, criando um revezamento dessas 'funções' no interior do coletivo, então, haverá crescimento individual e compreensão mútua e o grupo se constituirá em um espaço de liberdade e aprendizado. As ovelhas são boazinhas, os lobos são maus e os pastores pairam acima do bem e do mal; as ovelhas precisam admitir suas maldades, os lobos reconhecer que também são filhos de Deus, e os pastores têm que aprender que não estão em condição de julgar aos outros. Quando todos os participantes de um grupo conseguem se identificar com os três papéis de forma harmoniosa afirma-se que o sistema está em equilíbrio qualitativo.
2. Um coletivo terá mais ou menos segurança dependendo de como os papéis estejam distribuídos proporcionalmente no grupo. Ovelhas demais petrificam os grupos em posturas conservadores, ovelhas de menos geram conflitos intermináveis. Quando encontramos os papéis distribuídos de forma proporcional em relação às suas funções diz-se que o grupo está em um equilíbrio quantitativo.

Mas será que é 'liberdade' e 'segurança' que realmente procuramos nos grupos? Na verdade, o que é certo que cada um dos papéis sonha em eliminar os outros dois:

- a ditadura do proletariado, quando as massas tomam o poder, é equivalente ao império do rebanho;
- a tecnodemocracia das elites corresponde ao projeto neo-liberal dos pastores;
- e o sonho da alcatéia hacker, à utopia dos lobos.

Porém, também é certo que um papel não sobrevive sem os outros. Isso fica claro quando descobrimos as funções a que esses papéis ridículos estão associados.

Fonte: Blog Fronteira Aberta

28 de junho de 2011

Hoje é seu dia de SUCESSO...

Para melhorar a qualidade de vida, melhore a qualidade de seus pensamentos.
Brian Tracy

SUCESSO! O que significa isto pra você?

Muita coisa maravilhosa, coisas positivas, prosperidade pessoal e profissional, uma bela casa, férias, viagens, novidades, segurança financeira, dinheiro, carros, reconhecimento.


O que mais podemos incluir nesta definição de Sucesso?


Conquistar a admiração, liderança, ser olhado com respeito por todos.


Significa ainda liberdade! Libertar-se dos aborrecimentos, dos temores, frustrações. Mas, significa especialmente respeitar-se a si próprio, encontrando felicidade e satisfação na vida.


Geralmente, sucesso significa vencer!


E quais são os ingredientes pessoais para se alcançar o “Sucesso”?


Primeiramente: acreditar nele, acreditar que você é capaz de consegui-lo.


A esta crença poderemos denominar também de FÉ. Através do achar-se capaz de realizar, de conquistar, de obter, de fazer.


É obvio que a pessoa que se julga capaz de realizar algo, sempre encontra um jeito de fazê-lo.


Mas tem um porém .


Isso não é uma verdade genérica, onde todo mundo realmente vai conseguir o sucesso pelo menos sonhado na vida.


Apenas um pequeno número realmente acredita que obterão sucesso na vida, e, se lançam ao trabalho, aos estudos, com uma forte crença: “eu vou subir”, “Vou vencer”, e através desta crença alcançam o posto mais elevado do podium da vida.


Muitas vezes, encontramos sim, pessoas que se atiram á margem do caminho e que apenas lamentam a má sorte, procurando culpados por sua infelicidade.


Quando a mente, não acredita, ou duvida, atrai muitas “razões” para apoiar a descrença. Duvide e certamente falhará no seu intento.


Entenda que Sucesso é uma firme crença, que uma fé inquestionável está intimamente vinculada ao acontecimento do sucesso.


Como numa passagem bíblica que diz: “A Fé Move Montanhas”, você com certeza encontrará pessoas por ai que simplesmente irão para diante de uma montanha exclamar: “Move-te” e nada acontecerá.


Se pensar assim, esqueça. A montanha jamais se moverá do lugar.


O que precisa ser compreendido aqui é que uma crença firme gera o poder, a habilidade e a energia necessária para que você realizar qualquer coisa.


Se precisar confirmar essa afirmação, pergunte a qualquer pessoa que tenha superado um grande desafio na vida e hoje e tida com exemplo de perseverança, determinação.


Essa pessoa é um SUCESSO perante o mundo.


E você sabe por que falar tanto em Sucesso ?


Por que ninguém inveja alguém que vive rastejando na mediocridade e ninguém gosta de sentir-se inferiorizado.


Finalmente, para desenvolver a força da crença, siga estas três simples recomendações:


- Pense sempre no sucesso, nunca no insucesso.


- Lembre-se regularmente de que você é muito melhor que pensa ser. Jamais se desvalorize.


- Acredite com força. O tamanho do seu sucesso é determinado pela intensidade de sua crença.


Acredite em você mesmo e coisas boas começarão a surgir.


Pense nisso...


(Sigmar Sabin)

27 de junho de 2011

Descubra o que te motiva

As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho - e é por isso que ele é recomendado diariamente.
Zig Ziglar

O que motiva você?


É uma pergunta intrigante para começar esta jornada. Mas é mais do que necessária que ela seja feita, se não por mim, mas por você mesmo.


Acredito que em algum momento da sua vida você já se sentiu desmotivado. E em algumas vezes você pode contar com uma pessoa próxima que diz algo para elevar seu estado de ânimo. Mas e quando você não tem um “amigo animador” por perto? Aí, só resta mesmo procurar esta motivação dentro de si mesmo.


Saiba então , que a motivação é uma das habilidades que fazem parte do que podemos chamar de inteligência emocional. Ou seja, quanto mais e melhor você conhecer a si mesmo, mais estará apto para identificar o que te motiva ou desmotiva, por isso é muito importante, que faça uma autoanálise.


Agora, presta um pouco mais de atenção . Se você está se sentindo sem motivação e ainda por cima sem inspiração, apresento aqui, algumas reflexões sobre porque você deve se interessar por esta habilidade e como pode desenvolvê-la!


A principal habilidade relacionada com motivação é a automotivação. Você com certeza já ouviu falar dela.


Mas, por que a automotivação é tão importante?


Bem, de uma maneira bem simples, eu diria que automotivação é para o bem da sua saúde, para que você permaneça em atividade, com alegria e tenha vontade de acordar todos os dias de manhã e cumprir com suas responsabilidades.


E porque é necessário desenvolver a habilidade de se automotivar?


Uma das razões é porque você nem sempre é reconhecido como deveria ou espera. Nesse caso, você não deve deixar se desanimar!


Lembre-se de uma coisa importante : nem Jesus Cristo, agradou a todos... E se você olhar bem a sua volta, garanto que encontra alguém em situação pior que a sua. Por exemplo: alguém que ficou desempregado ou que não teve condições de estudar, ou ainda que acabou sendo abandonado por pessoas que amava.


Então? Isso não deve representar o fim do mundo.


Mas diante de tantas complicações, como desenvolver a automotivação?


Primeiro é necessário encarar os seus desafios de frente, não responsabilizar aos outros pelas suas escolhas, assumir o que é responsabilidade sua e buscar estratégias ao invés de ficar lamentando.


Além disso, acredito que cada pessoa deve ter ou pelo menos, deveria ter sua própria estratégia pessoal de automotivação.


Pense nisso hoje e se você ainda não tem uma estratégia, reflita e inspire-se.

(Sigmar Sabin)

26 de junho de 2011

Como entender o Ser Humano?


O ser humano parece ter uma tendência inerente a hierarquizar as relações sociais. Seguindo esta tendência, o mundo foi dividido em vários mundos. Cada um em seu posto sobre um pódio virtual, onde os primeiros ganham e os últimos perdem. Assim, surgiram as definições de primeiro, segundo, terceiro e quarto mundos. Etiquetas superficiais que definem quem tem mais ou menos direitos aos recursos do planeta.
De fato, há uma desigualdade significativa em termos de acesso a bens, serviços e oportunidades, se compararmos a realidade de dois países que se encontram em posições opostas no ranking do desenvolvimento, considerando aspectos como educação, renda e saúde. No entanto, foi-se criando ao longo dos anos um universo de conto de fadas em torno destas discrepâncias, de tal forma que a maioria das pessoas, me atrevo a dizê-lo, acredita que nos países chamados de primeiro mundo goza-se de uma vida deslumbrante onde direitos e deveres são respeitados e cumpridos em sua plenitude, vislumbrando um espaço livre da corrupção, violência e desigualdades sociais. Males, lamentavelmente, tão arraigados à estrutura social humana.
Obviamente, este universo não passa de mera fantasia, de certa forma justificável, é preciso admitir. A mídia exerce uma influência capital nesta cegueira social, que inclui a ausência de conscientização de que as desigualdades existentes entre os países devem-se a uma estrutura de exploração econômica, simbolizada por relações de colonização levadas a cabo há séculos. A despeito das diferenças naturais que surgem de espaços configurados por culturas, história e oportunidades distintas, estamos todos em um mesmo barco, navegando para algum lugar cujo nome e localização desconhecemos.
Esta visão fantasiosa contribui para que milhões de imigrantes, ano após ano, choquem a cara contra um muro de desilusões ao se lançarem à aventura de buscar melhores condições de vida em outros países. Alimenta um complexo de inferioridade crônico que faz brilhar os olhos do consumidor teceiromundistadiante de um produto importado. Cria distancias ilusórias entre povos que compartilham o mesmo berço e se diferenciam pela cor da pele ou o tipo do cabelo.
No primeiro mundo há muita gente bonita, é verdade, educada, gentil, mas também tem muita gente feia, mal vestida, sem higiene… As pessoas têm cachorros e os levam a todos os lugares, ao trem, à universidade, à discoteca (de cães) e a raves (de gente). Os primeiromundistas, pasmem, também peidam! Também xingam, falam asneiras, ignorâncias. Tem seus medos, angústias, tristezas… Eles também morrem… E muitos aparecem nos jornais depois disso, em notícias policiais que também espetacularizam a morte.
Há pessoas morando nas ruas, pedindo dinheiro… As pessoas usam drogas, fazem sexo… Formam-se e não conseguem emprego, conseguem emprego e não são felizes, compram o carro mais bonito e mais moderno e passam o resto da vida devendo a absurda prestação do apartamento minúsculo. Muitos vivem na Europa a uma distância de outros países menor do que a que os brasileiros vivem de suas cidades vizinhas. E, mesmo assim, muitos deles não conhecem outros países, outras culturas…
Sabem pouco sobre o “resto do mundo”, principalmente os nativos de países de língua inglesa que, em geral, não dominam outro idioma além do inglês, afinal “o mundo fala inglês” (?). As pessoas riem, choram, trepam, se apaixonam… Matam, morrem… Tem duas pernas, dois pés, uma cabeça e uma boca…
Assim como todas as outras…
O ser humano, meus caros, é um só.
Só que, infelizmente, ainda não entendeu isso…

24 de junho de 2011

Não deixe Para Amanhã

Amanhã pode ser muito tarde

Para você dizer que ama,

Para você dizer que perdoa,

Para você dizer que desculpa,

Para você dizer que quer

tentar de novo...

Amanhã pode ser muito tarde

Para você pedir perdão,

Para você dizer:

Desculpe-me, o erro foi meu!...

O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;

O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso;

A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada;

A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;

O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário;

O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...

Porque amanhã pode ser muito ...muito tarde!

Não deixe para amanhã para dizer:

Eu amo você!

Estou com saudades de você!

Perdoe-me!

Desculpe-me!

Esta flor é para você!

Você está tão bem!...

Não deixe para amanhã O seu sorriso, O seu abraço, O seu carinho, O seu trabalho, O seu sonho, A sua ajuda...

Não deixe para amanhã para perguntar:

Por que você está triste?

O que há com você?

Ei!...Venha cá, vamos conversar...

Cadê o seu sorriso?

Ainda tenho chance?...

Já percebeu que eu existo?

Por que não começamos de novo?

Estou com você.

Sabe que pode contar comigo?

Cadê os seus sonhos?

Onde está a sua garra?...

Lembre-se:

Amanhã pode ser tarde...muito tarde!

Procure. Vá atrás! Insista!

Tente mais uma vez!

Só hoje é definitivo!

Amanhã pode ser tarde...


23 de junho de 2011

Alegria é Felicidade Imediata



Quem é alegre tem sempre razão de sê-lo, ou seja, justamente esta, a de ser alegre. Nada pode substituir tão perfeitamente qualquer outro bem quanto esta qualidade, enquanto ela mesma não é substituível por nada. Se alguém é jovem, belo, rico e estimado, então perguntemos, caso queiramos julgar a sua felicidade, se é também jovial. Se, pelo contrário, ele for jovial, então é indiferente se é jovem ou velho, erecto ou corcunda, pobre ou rico; é feliz.
Na primeira juventude, abri certa vez um livro velho e lá estava escrito: «Quem muito ri é feliz, e quem muito chora é infeliz» - uma observação bastante ingénua, mas que não pude esquecer devido à sua verdade singela, por mais que fosse o superlativo de uma verdade evidente. Por esse motivo, devemos abrir portas e janelas à jovialidade, sempre que ela aparecer, pois ela nunca chega em má hora, em vez de hesitar, como muitas vezes o fazemos, em permitir a sua entrada, só porque queremos saber primeiro, em todos os sentidos, se temos razão para estar contentes. Ou ainda, porque tememos que ela nos perturbe nas nossas ponderações sérias e preocupações importantes. Todavia, é muito incerto que elas melhorem a nossa condição; em contrapartida, a jovialidade é ganho imediato. Apenas ela, por assim dizer, é a moeda corrente da felicidade, e não, como o restante, mero talão de banco, porque apenas ela torna imediatamente feliz no presente; por essa razão, é o bem mais elevado para seres cuja realidade tem a forma de um presente indivisível entre dois tempos infinitos. Assim, deveríamos antepor a aquisição e a promoção desse bem a quaisquer outras aspirações. 

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

22 de junho de 2011

Os Mesmos Erros

Mesmo um exame superficial da história revela que nós, seres humanos, temos uma triste tendência para cometer os mesmos erros repetidas vezes. Temos medo dos desconhecidos ou de qualquer pessoa que seja um pouco diferente de nós. Quando ficamos assustados, começamos a ser agressivos para as pessoas que nos rodeiam. Temos botões de fácil acesso que, quando carregamos neles, libertam emoções poderosas. Podemos ser manipulados até extremos de insensatez por políticos espertos. Dêem-nos o tipo de chefe certo e, tal como o mais sugestionável paciente do terapeuta pela hipnose, faremos de bom grado quase tudo o que ele quer - mesmo coisas que sabemos serem erradas. 


Carl Sagan, in "O Mundo Infestado de Demonios"

Chorar Lava a Alma







Chorar faz parte da existência humana. Já nascemos chorando e durante nossa infância aprendemos que chorar faz com que os adultos ajam como criancinhas e acabe fazendo tudo o que queremos.


Passando esta fase, os meninos aprendem que chorar é coisa de mulher e mulher aprende que chorar faz com que os meninos fiquem com dó delas.


Na adolescência, o choro sempre vem acompanhado de uma fossa, dias trancados no quarto sem querer falar com ninguém. Mas também é nessa época que começamos a perceber os detalhes do choro.


Aquela lágrima correndo pelo rosto da pessoa amada, passeando entre as rugas de expressão, criando um sulco por onde todas as outras irão passar. Descobrimos o sabor de abraçar alguém que está chorando e enxugar as lágrimas que escorrem.


Descobrimos que fazer um carinho é ver as lágrimas correrem mais soltas como se a amada estivesse expondo toda a dor ou felicidade que está sentindo e colocando em suas mãos.


Na fase adulta desaprendemos a chorar. Chora-se muito pouco e com isso nossas angustias acabam ficando guardadas dentro de nossos corações.


Chorar lava a alma, mas preferimos ficar com a alma suja.
Os homens choram menos ainda que as mulheres. Por uma imposição medíocre de uma sociedade hipócrita e machista, deixam de chorar em público e expor o que estão sentindo.


Chorar traz alívio à alma, nos traz de volta aos trilhos e inunda nossos travesseiros. Quando choramos passamos da pior depressão para uma felicidade fora do comum de uma hora para a outra.


Eu adoro chorar. Choro por qualquer coisa. Até quando me dão presente eu choro. Sou uma “manteiga derretida” e não tenho a menor vergonha disto. Sou assim, pois sei que atrás de cada lágrima que escorre pela minha face, estão os mais puros sentimentos.


Uma vez, ouvi um sócio de uma empresa de consultoria americana que conheci dizer o seguinte: “Quando acordar chore! Chore muito! Assim, por pior que seja seu dia, ele será melhor do que quando começou”.


Existe o choro de dor, mas os melhores são os de felicidade. O choro ao entrar na faculdade, e o dobro de choro quando saiu da faculdade. O choro de abraçar um amigo, de abraçar o amor da sua vida.


Chorar é uma virtude e não um defeito. Feliz o que sabe chorar e deixa que as pessoas próximas saibam os seus sentimentos.


Feliz o que sabe chorar e lavar a sua alma a cada lágrima escorrida. Por que afinal, o choro mostra o lado mais maravilhoso das pessoas. O lado de ser humano!




(Tati Picon)

17 de junho de 2011

Quando lhe pedirem para ouvir. Apenas ouça...




Um amigo é uma pessoa com a qual se pode pensar em voz alta.
Ralph Waldo Emerson



Oi... Hoje quero te dizer algo muito importante!

Importante pra mim! Entendeu?

Agora me responda, sinceramente: Quantas vezes já sentiu necessidade de dizer algo, apenas para por pra fora um sentimento ruim, uma angústia, um desabafo. Mas logo recebeu, conselhos, sugestões, críticas?

Eu sei bem como é isso !

Quantas vezes que alguém também já nos tenha procurado para falar, simplesmente falar, por pra fora, quando fomos logo falando, dando conselhos, sugestões, criticando?

Então, da próxima vez que alguém precisar da sua paciência emprestada, para dizer algo: por favor, ouça !

Veja esta dica importantíssima, tirada de um livro: “Histórias para Aquecer o Coração”, sobre esta situação!

Ouça, por favor!

Quando peço para você me ouvir e você começa a me dar conselhos, não está fazendo o que eu pedi.

Quando peço para você me ouvir e você começa a me dizer por que eu não deveria me sentir assim, está ferindo meus sentimentos.

Quando peço para você me ouvir e você acha que precisa fazer alguma coisa para resolver o meu problema, você não me ajudou, por mais estranho que pareça.

Não fale nem faça - apenas ouça.

Conselhos são baratos. Com pouco dinheiro, você compra uma revista, um jornal ou um livro cheio de conselhos. E isso eu posso fazer por conta própria. Não sou incapaz.

Talvez me desanime e hesite com frequência, mas não sou incapaz.

Quando você faz por mim alguma coisa que eu posso e preciso fazer por conta própria, você contribui para o meu medo e a minha insegurança.

Mas, quando você aceita como um fato natural que eu sinta o que sinto, por mais irracional que seja aí eu não preciso me preocupar em convencer você e posso entender o que está por trás desse sentimento irracional.

E, quando isso estiver claro, as respostas serão óbvias e não precisarei de conselhos.

Sentimentos irracionais fazem sentido quando entendemos o que está por trás deles.

Talvez seja por isso que rezar funciona às vezes para algumas pessoas - porque Deus é mudo e não dá conselhos, nem tenta consertar as coisas. Deus apenas ouve e deixa você descobrir as coisas por conta própria.

Então, por favor, apenas ouça, apenas ouça.


E se quiser falar, espere um pouco a sua vez - e eu ouvirei você.

Pense nisso... 



(Sigmar Sabin)

16 de junho de 2011

Sobre a Coragem de Experimentar




Um rei submeteu sua corte à prova para preencher um cargo importante. Um grande número de homens poderosos e sábios reuniu-se ao redor do monarca.

"Ó vós, sábios", disse o rei, "eu tenho um problema e quero ver qual de vós tem condições de resolvê-lo."
Ele conduziu os homens a uma porta enorme, maior do que qualquer outra por eles já vista.
O rei esclareceu:
"Aqui vedes a maior e mais pesada porta de meu reino. Quem dentre vós pode abri-la?
"Alguns dos cortesãos simplesmente balançaram a cabeça. Outros, contados entre os sábios, olharam a porta mais de perto, mas reconheceram não ter capacidade de fazê-lo.
Tendo escutado o parecer dos sábios, o restante da corte concordou que o problema era difícil demais para ser resolvido. Somente um único vizir aproximou-se da porta.
Ele examinou-a com os olhos e os dedos, tentou movê-la de muitas maneiras e, finalmente, puxou-a com força. E a porta abriu-se.
Ela tinha estado apenas encostada, não completamente fechada, e as únicas coisas necessárias para abri-la eram a disposição de reconhecer tal fato e a coragem de agir com audácia.
O rei disse: "Tu receberás a posição na corte, pois não confias apenas naquilo que vês ou ouves; tu colocas em ação tuas próprias faculdades e arriscas experimentar."
      Extraído de: O Mercador e o Papagaio Histórias orientais como ferramentas em psicoterapia 

15 de junho de 2011

Tenha coragem e faça seu dia diferente...




Determine agora mesmo, o futuro que você espera, porque das suas escolhas deste exato momento presente, você irá construir tudo isso!


Rodrigues de Andrade

O que você achou do pensamento de “Rodrigues de Andrade”?

Parece bastante fácil, assim de primeira mão. Principalmente lendo o que alguém escreveu. Não é mesmo.

Até passa um pensamento em nossa cabeça essa hora! Ah, isso é fácil pra ele. Ele não conhece minha vida, não conhece minha realidade, etc, etc, e tal...

Mas vamos ao que interessa. Ou seja, o real motivo de eu tocar neste assunto logo hoje!

Quero em primeiro lugar encorajar você a caminhar em direção ao seu futuro. Esse que vai acontecendo no decorrer do seu dia.

Lembra que há alguns instantes, você lutava para sair da cama? Não me diga que não sentiu nenhuma vontadezinha de ficar lá, curtindo?

Ah... eu fiquei. E se isso não aconteceu contigo, você tem um motivo muito grande pra levantar e ir á luta.

Bom. Por isso mesmo quero voltar ao assunto: Encorajamento.

Como neste pensamento de Willian Barclay:

"Um dos mais elevados deveres humanos é o dever do encorajamento. É fácil rir das ideias dos homens; é fácil despejar água fria no seu entusiasmo; é fácil desencorajar os outros. O mundo está cheio de desencorajadores. Temos o dever de encorajar-nos uns aos outros. Muitas vezes uma palavra de reconhecimento, ou de agradecimento, ou de apreço, ou de animo , mantêm um homem em pé."

Por esse motivo que eu desejo que você dê agora seu passo definitivo rumo ao futuro que deseja. Mesmo que não saiba qual é esse futuro, você irá encontrar aí dentro de si mesmo, o lampejo de inspiração necessária para dar esse passo.

Olha só !

O dia amanheceu, você terá pela frente um grande desafio. Pela experiência que tem vivido até aqui. É provável que já imagine como seja seu transcorrer.

Mas isso pode ser diferente. Acredite!

Você simplesmente mudar toda a rotina do seu dia. Ou encará-lo de maneira diferente.

A escolha é sua.

Mesmo para quem não queira aceitar essa responsabilidade, não tem outro jeito. Afinal de contas, se você tivesse decidido lá atrás, há alguns minutos ou horas, ficar na cama e não levantar-se, todo o seu dia seria diferente.

Hoje é um novo dia. Aproveite a oportunidade, sinta-se encorajado a fazer tudo diferente, para colher um resultado diferente.

Nada será igual ao que já foi.

Desfrute deste dia integralmente, porque dia igual a este só se vive uma vez.

Pense nisso... 



(Sigmar Sabin)

14 de junho de 2011

Nosso futuro é baseado em escolhas de hoje...

Já que vais ter que viver com as suas decisões, tome decisões com que possa viver.

Claus Moller

 


Um pensamento muito sábio, esse que o Claus Moller nos deixou, não é mesmo ?


Mas como é que poderíamos aplicar isso hoje, em nossa vida?


Permita-me contar uma história, para ilustrar bem o significado deste pensamento.


Me acompanhe por gentileza :


Na antiguidade um rei da Tartária foi pescar acompanhado pelos nobres da corte. No caminho cruzaram com um homem santo, também conhecido como Abdal (um sufi errante, "um transformado"), que proclamava em voz alta:


- Àquele que me der cem dinares, retribuirei com um conselho que lhe será útil.


O rei se deteve e disse:


- Abdal, que bom conselho me dará em troca de cem dinares?


- Senhor, primeiro ordene que me sejam dados os cem dinares, e imediatamente o aconselharei – respondeu o Abdal.


O rei assim fez, esperando dele alguma coisa realmente extraordinária. Mas o dervixe se limitou a dizer-lhe:


- Meu conselho é: “Nunca comece nada sem ter pensado no resultado final do que for fazer”.


Ao ouvir estas palavras, não só os nobres, mas todos os que estavam presentes riram com gosto, comentando que o Abdal tivera razão ao tomar o cuidado de pedir o dinheiro adiantado.


- Vocês não tem razão – argumentou o rei – em rir do excelente conselho que o Abdal acaba de me dar.


- Certamente ninguém ignora o fato de que se deve pensar antes de fazer alguma coisa. Mas todos cometemos o erro de esquecer isso, e, as consequências são trágicas. Eu dou muito valor ao conselho deste sábio.


Procedendo de acordo com suas palavras, o rei decidiu não apenas ter o conselho sempre presente, como também mandou escrevê-lo com letras de ouro nos muros do palácio e até gravá-lo em sua bandeja de prata.


Não muito mais tarde um cortesão intrigante e ambicioso concebeu a ideia de matar o rei. Para tanto, subornou o cirurgião real com a promessa de nomeá-lo primeiro-ministro se introduzisse no braço do rei uma lanceta envenenada.


Quando chegou o momento em que era necessário colher sangue do rei na bandeja de prata foi colocada sob o braço dele.


O cirurgião não pôde deixar de ler: “Nunca comece nada sem ter pensado no resultado final do que for fazer”.


Depois de ler, o cirurgião se deu conta de que se fizesse o que o cortesão tinha lhe proposto, e este subisse ao trono, simplesmente o cortesão poderia mandar executá-lo imediatamente, e assim não precisaria cumprir o trato.


O rei percebendo que o cirurgião estava tremendo lhe perguntou o que havia de errado com ele.

O cirurgião confessou imediatamente.

O autor do complô foi preso, e o rei perguntou aos nobres e cortesões que estavam com ele quando o Abdal deu seu conselho:


- Ainda riem do velho sábio?


Pense nisso... 


(Sigmar Sabin)

13 de junho de 2011

Tome sua receita de Otimismo...




Escolher a maneira como vai enfrentar as adversidades só depende de você. Reflita e vença.


Autoria: Um Otimista



Imagine que você foi escalado para participar da seleção nacional do time de “otimismo”. Um esporte novo, que vai fazer sua estreia hoje no jogo da vida, contra o terrível time do mau humor. Na próxima rodada será o time dos pessimistas e na próxima semana o adversário será o time dos incrédulos.

E agora ?

Pronto para encarar esse desafio?

Ah, não venha me dizer que você não quer entrar para esse time!

Sim, eu imagino que você talvez queira me apresentar uma única razão! Você nunca ouviu falar desse campeonato muito menos desse esporte.

Tudo bem, eu inventei ele agora. E a primeira pessoa quem eu convido para somar nesse time é você .

Mas, como um bom “técnico”, quero lhe preparar para este “jogo”.

Vamos lá?

Mas, antes que você pense que vou falar de autoajuda ou algo parecido, Saiba que estudos científicos já comprovam a eficácia dos bons pensamentos. Uma pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos confirmou que pessoas mais esperançosas apresentam chances 10% menores de desenvolver problemas cardíacos e 15% menos chance de morrer por qualquer outra doença.

No entanto, como tudo na vida, ser otimista requer uma dose de boa vontade com equilíbrio, afinal manter um pensamento positivo e uma visão otimista da vida não significa sair à rua abraçando postes ou ignorando os riscos e fracassos em sua rotina.

Aqui vai uma “receitinha” para você praticar hoje e treinar para entrar na escalação do time dos otimistas que farão uma mudança significativa no mundo hoje. Mesmo que essa mudança seja apenas em uma pessoa ai ao seu lado, já é uma grande vitória.

Encarar a vida com otimismo é importantíssimo para superar os problemas diários com mais facilidade e viver melhor. Coloque estas dicas em prática e veja seu mundo ficar mais bonito e gostoso hoje.

Primeiro, aceite-se!

Você não é pior nem melhor do que ninguém. Portanto, deixe de lado a preocupação exagerada com a aparência e com a opinião alheia. Aceite seus defeitos e valorize as qualidades que você tem.

Ria mais . Alegria é o melhor remédio. Bom humor oxigena o cérebro e atrai novos amigos. Não perca as chances de contar piadas, dizer bobagens e soltar gargalhadas.

O que já passou, passou. Afinal tudo passa tudo passará! Nada nesta vida é definitivo. Se você tiver um pouco de paciência, o tempo cura todos os males. Se você sofreu ou sofrer uma decepção hoje, mas amanhã deverá sentir uma grande alegria.

Ei, olhe só que coisa maravilhosa! Admire a vida, valorizando aquilo que você já possui em vez de reclamar do que ainda não te pertence. Mas, quando for reclamar, lembre-se de que existem pessoas que têm muito menos do que você e mesmo assim, agradecem todos os dias pela vida que levam.

Abra sua mente... !

Nunca ache que já sabe o bastante. Seja curioso, pesquise assuntos novos, faça cursos e conheça pessoas. Assim você ficará mais interessado pelo que acontece no mundo e conectado a ele.

Quando a noite chegar. Antes de dormir, pense e fale coisas agradáveis. Quando já estiver escovando os dentes, desligue-se dos problemas e procure relaxar. Deite-se pensando em como foi bom seu dia, que você ama as pessoas ao seu redor e na satisfação de continuar vivendo bem neste mundo tão difícil.

No final das contas, desejo que você tenha um sono tranquilo !

Ou você acha que dormir é perda de tempo? Nem pensar. Quem está descansado trabalha melhor o dia todo, se mantém disposto até a hora de ir para a cama, dorme com os anjinhos e acorda feliz no outro dia.

Depois você me conta quantas pessoas você contagiou hoje!

Pense nisso... 



(Sigmar Sabin)



7 de junho de 2011

Uso do Argumento: Refutação

Argumentamos por vezes para refutar os argumentos dos outros. Refutar um argumento é mostrar que ele não é bom. Podemos refutar um argumento sem ser necessário provar que a sua conclusão é falsa. Podemos refutar um argumento fazendo uma de três coisas:  
(1) mostrar que a conclusão não é válida, quer dizer, não se segue das premissas;  
(2) mostrar que as premissas ou alguma(s) das premissa(s) são duvidosas ou mesmo falsas; e 
(3) ou mostrar que o argumento não se relaciona com a tese que quer provar.

Vejamos exemplos de três métodos de refutação:

a) Sabemos que um argumento não é válido se parte de premissas verdadeiras e conduz a uma conclusão falsa. Amiúde não podemos apontar este aspecto para refutar um argumento, pois a verdade ou falsidade da conclusão é exactamente o que está em questão. O que fazer? Recorrer a um mecanismo em que se utiliza o mesmo tipo de argumento permitindo chegar a uma conclusão insatisfatória. Exemplo:

João: Se tivesse um salário alto, então poderia comprar mais coisas; e se todos tivessem salários mais altos, então todos poderiam comprar mais coisas.Rita: Isso é o mesmo que dizer que se uma pessoa se levantar num estádio, então verá melhor o jogo; e se todos se levantarem num estádio, então todos verão melhor o jogo.
À primeira vista não é óbvio que o argumento do João seja ou não válido. A resposta da Rita mostra que é inválido recorrendo a um argumento semelhante na forma, já que se todos se levantarem num estádio, apenas os mais altos verão melhor. Fica então claro porque é que o argumento do João é inválido: do mesmo modo que fica claro que ver melhor não decorre necessariamente de estar de pé, mas da altura de uma pessoa, também o poder de compra de uma pessoa é afectado pelo poder de compra dos outros, pois o aumento da procura tem efeitos na oferta. Portanto, podemos refutar um argumento através do mecanismo “É o mesmo que dizer…”.

b) A segunda forma de refutar um argumento é atacando uma das suas premissas. Podemos defender que não há uma boa razão para aceitar que uma dada premissa seja verdadeira perguntando por exemplo “Como sabes que é assim?”. Se não houver forma de justificar a premissa, então o argumento falha. Também podemos provar que a premissa é de facto falsa. Seja como for, refutamos o argumento refutando uma das suas premissas.

A forma habitual do o fazer é apresentando um contra-exemplo. Os contra-exemplos dirigem-se habitualmente a premissas universais. Uma premissa universal será falsa se encontrarmos pelo menos um caso que prove o contrário do que afirma. Se alguém defende que as cobras põe ovos, basta encontrar um tipo de cobra que não ponha ovos para provar que nem todas as cobras põe ovos. Como vês, o padrão de refutação neste caso é muito simples: refutar uma proposição que defende que todos os elementos de um conjunto possuem uma dada característica, basta mostrar que há pelo menos um exemplar desse conjunto que não a possui. Há quem defenda que a excepção serve apenas para confirmar a regra. Esquecem-se que no caso, confirmar significa testar e se a premissa universal falha o teste da confirmação, então será falsa.

c) Os contra-exemplos servem para refutar proposições universais. Então como podemos refutar proposições que não são universais? Mostrando que uma dada proposição tem implicações ridículas ou absurdas. Este modo de refutação designa-se por reductio ad absurdum (redução ao absurdo). Este método não mostra exactamente o que está errado na proposição, mas que algo está errado com a proposição. Na maioria das vezes isto é suficiente para refutar um argumento. Por exemplo, supõe que alguém defende que existe uma montanha que é a mais alta de todas, que existe um ser humano que é o mais maléfico de todos, pelo que deve haver igualmente um número inteiro que é o maior de todos. Supõe que existe o número inteiro maior. Designe-se de N. Uma vez que N é um número inteiro, então N+1 também é um número inteiro. Podes concluir que N+1 será maior do que N. Mas é absurdo que o maior número inteiro seja maior que o maior dos números inteiros. Logo, a suposição de que existe um número inteiro que é o maior de todos é falsa.

A redução ao absurdo tenta mostrar que determinada proposição, X, é falsa porque implica uma outra proposição, Y, que é absurda. A forma deste argumento é a seguinte: Se X, então Y. Se X, então não Y. Logo, não X.

Para avaliar uma redução ao absurdo, tem que se colocar três questões:
(1) X implica de facto Y?
(2) É realmente absurdo?
(3) Podemos modificar X de uma forma que deixe de implicar Y?

Por Algo Melhor




É muito fácil se irar, frustrar-se e desencorajar-se. 


Qualquer pessoa pode facilmente ser levada a isso; não lhe é requerida nenhuma habilidade para que exiba tal atitude. 


Apenas pelo fato de você estar irado – ainda que por uma razão justificada –, isso não significa que você tenha que fazer com que a situação piore ainda mais. 


Retribuir com ira só irá feri-lo, e tanto quanto a outra pessoa. 


Mas afinal, será isso mesmo que você deseja? 


Contudo, o fato de você se sentir terrivelmente frustrado não constitui razão para que você crie um ambiente para uma frustração ainda maior! 


Uma realização cheia de significado acontece em função do seu esforço pessoal, mesmo em meio a uma série de circunstâncias negativas. 


Pare por um momento e se pergunte: “O que posso fazer agora, diante dessa situação, que até poderia fazer uma diferença positiva?...” 


Certamente que você irá eventualmente se sentir irado, frustrado, amargurado e desencorajado. 


Isso é perfeitamente compreensível e natural. Entretanto, isso não lhe confere razão para agir contra seu próprio interesse. 


Com Deus, e exercitando a mente de Deus, SEMPRE existe uma maneira de melhorar qualquer situação, por pior que seja. 


Busque a Deus, e aja baseado no caráter dele. 


E veja então a sua circunstância assumir uma postura que você jamais imaginou possível! 


(Nélio DaSilva) 

6 de junho de 2011

O Pardal e a Águia

O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia. 

Seu vôo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração. 

Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer. 

Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser. 

Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza... 

Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão. 

Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido. 

Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente. 

Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro. 

Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o. 

Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta. 

A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:

Por que estás a me vigiar, Andala?

Quero ser uma águia como tu, Yan. 

Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.

E como te sentes amigo sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?

Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho... - O pardal suspirou olhando para o chão... E disse:
Todos os dias acordo muito cedo para vê-la voar e caçar. 

És tão única, tão bela. 

Passo o dia a observar-te. E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.

Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas... Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente...

Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia. 

Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos. 

Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu. 

Acredita! - E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:

Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias. 

O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos. 

Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho. 

Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido. 

É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu
coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre! 

Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade. 

Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles. 

Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres, basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha!