24 de outubro de 2010

Serra precisa de uma fita crepe

Que coisa lamentável o comportamento da mídia de mercado, leia-se no caso TV Globo e Folha de São Paulo, querendo demonstrar que José Serra foi vítima de agressão na cabeça com fita adesiva.  A emissora apresentou uma imagem de má qualidade feita por um repórter da Folha de São Paulo para “demonstrar” que Serra foi agredido, isso depois de receber uma bola de papel na cabeça, cuja imagem é claríssima, enquanto a da ”prova” da agressão é de péssima qualidade. Não seria o caso de perguntar: por que o cinegrafista da Globo e de outras emissoras  lá presente não captaram a agressão que Serra diz ter sofrido? E por que será que a Vênus Platinada teve de recorrer a imagem precária de um repórter da Folha de S. Paulo para “confirmar a agressão”?   E ainda por cima convocar o polêmico técnico Molina, questionado em outras ocasiões ao analisar laudos.
Como se tudo isso não bastasse, Paulo Henrique Amorim em sua página Conversa Fiada (www.paulohenriqueamorim.com.br comprova definitivamente, através de José Antonio Meira da Rocha, professor de Jornalismo Gráfico da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que a imagem apresentada não mostra nenhuma fita crepe na cabeça de Serra. Esqueceram-se de uma coisa, como assinala Amorim, que qualquer pessoa pode gravar TV e passar quadro a quadro. Aí o que aconteceu no caso? A imagem ficou clara mostrando que não ha nenhum rolo de fita crepe sendo arremessado na cabeça de  Serra.
Esqueceram-se de lembrar um fato importante: os organizadores da campanha de Serra no Rio foram promover um ato exatamente nas proximidades da sede dos mata-mosquitos, categoria que foi maltratada pelo então Ministro da Saúde, hoje candidato à Presidência, que demitiu um bom número deles, em 1999, o que provocou a piora de condições de combate a dengue no Rio. Os mata-mosquitos, ao contrário da mídia de mercado no caso, não esqueceram de Serra e por isso decidiram protestar no calçadão de Campo Grande. Foram contestados pelos correligionários de Serra, ocorrendo a “batalha campal”. Cada lado se defende dizendo que a culpa é do outro.
Serra quis posar de vítima de uma fita crepe, e não de uma bolinha de papel, com a ajuda, do ex-secretário de Saúde de Cesar Maia, o ex-comunista Jacob Kligerman, das Organizações Globo, da Folha de S.Paulo e de outros órgãos de imprensa que deixaram o jornalismo de lado para se engajar na campanha do candidato da aliança PSDB, DEM-PPS etc.
Para Serra e sua gente é importante aparecerem como vítimas, pois assim conseguem desviar a atenção, como fizeram com o aborto, de questões como o futuro do pré-sal, da Petrobras e de outros temas importantes para os brasileiros, temas que Serra não responde.
Os correligionários de Serra devem também uma satisfação à opinião pública sobre uma reunião do apoiador Fernando Henrique Cardoso com empresários estrangeiros em um hotel da Foz do Iguaçu. Segundo espiões benignos presentes ao evento, fato relatado pelo jornalista Laerte Braga, FHC teria dado garantias aos empresários de que se Serra for eleito terão todas as facilidades para abocanhar as riquezas petrolíferas brasileiras.
Por mais que diga ao contrário em sua propaganda eleitoral, Serra e os seus iriam mais cedo ou mais tarde, se ocupassem o Palácio do Planalto, tentar entregar o que ainda resta de nossas riquezas. Não adianta promessas de Serra dizendo que vai fortalecer a Petrobras, Banco do Brasil e Caixa Econômica ou mesmo assinar documentos em cartório, como já aconteceu outras vezes, porque entregar as riquezas e estatais de mão beijada a grupos internacionais faz parte do DNA de políticos como Cardoso e Serra.
Da mesma forma, a política externa e a questão da democratização dos veículos de comunicação são temas que a direita prefere deixar debaixo do tapete nos debates, exatamente para evitar questionamentos que ajudam a tirar a máscara de José Serra, Fernando Henrique Cardoso, Índio Da Costa, David Zylberstajn, Sergio Guerra, Aécio Neves, Roberto Freire, Fernando Gabeira, Marcelo Cerqueira e outros do gênero, possivelmente tentarão ainda criar factoides para evitar a confirmação do que dizem as pesquisas. 
Por estas e muitas outras que a discussão sobre agressão a Serra no calçadão de Campo Grande foi um achado para os tucanos nesta reta final de campanha. Até porque, se desta vez os institutos de pesquisa não falharem, a fatura está liquidada em favor de Dilma Rousseff, Como pelo menos três institutos de pesquisa dão uma margem de 12 pontos em favor da candidata do PT, se falharem podem fechar definitivamente as suas portas e mudarem de ramo.
De qualquer forma, é mais seguro aguardar o resultado definitivo mesmo na noite de 31 de outubro.
No mais, os trabalhadores da França, Grã-Bretanha, Grécia e Espanha estão dando o ar de sua graça nas ruas europeias com um fragoroso não às imposições dos organismos internacionais vinculados ao capital financeiro. Nicolas Sarkosy pensa que vai ganhar a parada,porque o senado aprovou o aumento da idade de aposentadoria de 60 para 62, mas vamos ver o que lhe aguarda proximamente.
Que as mobilizações sirvam para que o mundo político brasileiro reflita na hora de votar projetos que retirem os poucos direitos que ainda protegem os trabalhadores destas bandas.

Iniquidades ideológicas

Aproximando-nos do desfecho do processo eleitoral, é  profundamente lamentável a constatação do baixíssimo nível que tem marcado muitos dos seus momentos. E qualquer  que seja o balanço que se faça a respeito , um lugar vergonhosamente especial estará reservado  à perversa  declaração de que Dilma seria  a favor de  matar as criancinhas. Dentre todas as iniquidades ideológicas produzidas no  instante em que vivemos, essa certamente se candidata a engrossar o rol das mais revoltantes posturas assumidas na história do ambiente político nacional,  com a inverdade e a desfaçatez sendo postas a serviço de propósitos nem sempre confessáveis.
A vantagem dos cabelos brancos deste colunista – se há vantagem nos cabelos brancos – é que eles, sendo a metonímia do passar do tempo, por isso mesmo me fizeram testemunha de muitos momentos relevantes da história moderna do meu país, alguns de bem triste memória, outros de profundo regozijo.
Quando jovem, ouvia dizer que os comunistas eram criaturas pérfidas que “comiam criancinhas”, Aliás, recordo-me de que a primeira vez em que escutei essa afirmação foi quando, presidente em um grêmio estudantil do Colégio Pedro II, com meus 15 anos, quis promover no colégio uma palestra com o desembargador Osni Duarte Pereira, cujo tema era “O Petróleo é nosso”.  O palestrante seria comunista, na visão de quem queria proibir o evento, e “comunistas, você sabe, dizem até que comem criancinhas...”
Coincidências? Não creio. O pensamento retrógrado, quando não consegue explicitar suas teses (ou não quer  deixá-las claro, por serem retrógradas), vale-se de argumentos terroristas, insufla o medo. Naquele momento (estávamos em 1958), a cobiça do capital estrangeiro debruçava-se sobre o nosso petróleo, havia até quem dissesse que nem tínhamos petróleo, e defendê-lo era coisa de esquerdista, de comunista, rótulo que atingia a todos que possuíam uma visão nacionalista do problema.  Hoje, com o pré-sal na alça de mira dos que pretendem fazer o jogo entreguista de sempre, não sei por quê, comparo a frase  gerada na campanha tucana àquela que escutava então...
O discurso do medo é a arma dos que não têm coragem de assumir posições “inassumíveis” para o grande público. Estou aqui me lembrando de Regina Duarte, alçada à condição de arauto da desgraça naquele patético depoimento que antecedeu a eleição do Lula. Lula de quem, aliás, se dizia que não tinha condições pessoais de governar o país, porque jamais tinha tido um cargo executivo, e que hoje sai do governo com 80% de aprovação popular. Coincidências? Não creio. A turma tucana vive por aí apregoando os “títulos” de seu candidato como se fossem , por si só, representativos de algo. E afirmando, categoricamente, como cassandras vocacionais que são,  que a Dilma “não vai dar conta...” porque lhe falta experiência (que, aliás, não falta).  E cá para nós: será que não conhecemos muitas figuras nefastas na política do nosso país que já ocuparam todos os cargos possíveis e imagináveis?
Junto com o discurso do medo, a direita é pródiga em sentenciar a imoralidade alheia, a corrupção dos outros, e tem o apoio da mídia para repercutir isso, a mesma mídia que se cala no que respeita à improbidade dos que atendem aos seus interesses. Coloca-se Erenice na ordem do dia, mas Arruda e suas falcatruas com a coisa pública são convenientemente esquecidos – e ele seria o vice do Serra, como  “expressivo” nome do DEM. Bate-se no mensalão do PT, mas não se fala no do PSDB mineiro (que, aliás, inaugurou o “valerioduto”) ou do descalabro da última administração tucana no Rio Grande do Sul. Coloca-se em evidência os negativos apoios de Collor e Sarney, mas convenientemente omitem-se, no outro lado, os de Jefferson e Maia (quando haverá som na vergonhosa e inexplicável  “Cidade da Música”?).  Sobre corrupção, aliás, fala-se muito dos corrompidos , pouquíssimo dos corruptores – empresas fraudadoras, empreiteiras sempre dispostas a comprar pessoas -  , que representam a falência ética de um  perverso sistema capitalista, onde  o lucro  é único objetivo.       
O pensamento direitista em nosso país tem-se mostrado, ao longo do tempo, terrorista e falsamente moralista. E, às vezes não disfarçadamente, antidemocrático. Já entrou para os anais da história retrógrada da política brasileira a frase de Carlos Lacerda, direitista-mor da antiga UDN,  de quem o DEM é herdeiro de sangue e o PSDB por adoção. Falando sobre a possibilidade de Juscelino Kubtscheck vir a ser Presidente da República, Lacerda disse (cito de memória):  “Juscelino não pode ser candidato. Se for, não pode ganhar. Se ganhar, não pode tomar posse. Se tomar posse, deve ser derrubado.”  No início do atual processo eleitoral, o PSDB tentou “impugnar” a candidatura de Dilma, lembram-se? Coincidências? Não creio.
São múltiplas as máscaras de que a direita se utiliza para a manutenção dos seus padrões e interesses de classe. O caso do aborto (com a chancela de setores obscurantistas da Igreja, como nos mostrou o Eliakim em seu brilhante artigo) apenas revela mais uma dessas faces.  Vivencio coisas desse tipo  desde os meus tempos de garoto. E se há uma diferença a considerar é que, para a direita, os seus opositores, nos anos 50, comiam criancinhas. Nos dias de hoje, só matam...

Eliza Samudio X Bruno de Souza

Este novelo infelizmente está longe do fim, mas um fato nesse escabroso caso chama a atenção, as frases de efeito protagonizadas por seus personagens.
E baseado nelas montei este video 
http://www.youtube.com/watch?v=alxZGCVf8ME

10 de outubro de 2010

Eleições 2010.

Fico impressionado com a baixaria que rola principalmente na internet acerca das eleições.
No Face Book esperava encontrar pessoas mais cultas, e o que vejo é aqueles que optaram pelo candidato tucano, cuspirem infamias e postarem videos "fakes" acerca da candidata petista.
A campanha parece que se resume à uma "batalha" cristã, para se ver quem é o mais carola da estória, enquanto que questões que sangram o país não são discutidas.
Algumas proposições apresentadas por Serra, a meu ver, são apenas retórica eleitoral, pois de onde sairão os recursos para salário de R$ 600 e aumento de 10 % para os aposentados? Ele não mostra! falar é facil né? Acho que darei 10 mil dolares de presente de natal a meus amigos...Tá vendo como é fácil falar? Dificil é cumprir isso!
Como quem tem boa memória, no governo de FHC, não apenas os trabalhadores tiveram os salários arrochados asism como também os aposentados, não acredito nessa estória, ainda mais que, claramente, Serra dispõe do apoio do empresariado paulista, que dificilmente apoiariam "aumento" de custos em suas folhas.
O senador Cristovam Buarque, que para mim é um ídolo, postou recentemente coisas muito interessantes em seu twitter, tais como o patrulhamento que sofre por divulgar sua escolha neste segundo turno, além de hoje, 10.10 ter dito o seguinte:
01)"É um insulto moral o acesso desigual à Educação e à Saúde,conforme a renda da pessoa."
02) "Quando educação de base for igual para todos, os melhores serão os melhores, não os que podem comprar educação."
03) "Estadão: Renda família com pessoa comensino superior é até 158% maior do que família com no máximo ensino médio".
04) "O que gera tanta paixão na atual eleição?Se qualquer dos dois será continuação dos dois últimos?"

Enfim, o Caríssimo senador aponta muitas coisas que nem um e nem outro candidato esmiuçaram direito.
Em minha humilde opinião, o excesso de carga tributária, que grande parte do empresariado chia (e sempre chiará, até o fim dos tempos!) se deriva do excesso de burocracia estatal que temos, além dos salários nababescos que funcionários da administração direta, principalmente dos carguinhos de confiança recebem.
Ministros recebendo mais de 30 mil reais por mês, fora as mordomias é um tapa na cara para os brasileiros!
Assim como não dá pra digerir um ascensorista no Congresso receber mais de 5 mil! E olhe que nem falei dos engraxates, barbeiros, manicures...

Até quando aceitaremos calados essa estória?
E continuaremos sendo imbecis, ao marcar posição nessa guerra suja que compram os da elite, nos atacando e ofendendo pessoalmente por discordamos de sua opinião?
Adoro um bom debate, mas sinceramente, minha vontade é de mandar muita gente tomar no...na net, pois até de viado já fui chamado, simplesmente pos discordar de uma opinião maniqueista e manietada.
Para aqueles que não tem de sangrar o pão do dia a dia, se torna "in" atacar a hora petista, denegri-la de todo jeito. Além de estupidamente afirmarem que o BR se transformará numa Venezuela. É um atentado a inteligencia de qualquer um tal afirmação.
Não sou e nunca fui petista, mas acho que os 8 anos de Lula foram muito superiores aos de FHC, por isso votarei em Dilma dia 31, simples assim; mas para muitos isso é um assinte! Um "cegueira" de minha parte! Será mesmo? Ou será  que aqueles que falam abobrinhas como essa é que são cegos; cegos por uma "vendetta" simplesmente inexplicável! Não seo o porque de vociferarem tanto,no grito e divulgando tanta sordidez pela net é que não ganharão mesmo. Querem colar em minha testa um adesivo de imbecil, mas tenho certeza de que vou dar muita infelicidade a essas pessoas.
A "grande"(?) mídia insiste em dar espaço de 1ª página ao que Marina fará ou deixará de fazer...uma palhaçada! Pois serei eu incapaza de fazer uma escolha? Terei de ter meu voto "tutelado"? Sou incapaz de discernir o que é bom ou não para mim e os meus? Para minha cidade e estado?
Não existem politicos santos, todos são ligados de uma forma ou outra a coisas que não concordo, essas alianças espúrias que quase todos fazem, cheira mal! mas fazer o que se é o sistema que temos?

Sonho com o dia que aparecerá um candidato com culhões para enfrentar esse "Brontossauro" que é oi excesso de funcionários públicos. Meu estado ideal é aquele em que EU sou a V. Excia. e não o contrário. O dia em que os brasileiros acordarem e verem que nós é que somos os patrões, a coisa mudará. mas enquanto não formos idealistas, corrermos atrás de uma "boquinha", essa babaquice continuará. Por enquanto isso não passa de um sonho, uma utopia, mas quem sabe um dia mudemos nosso caráter?

Sei que muitos discordarão desse texto, e é salutar que aconteça, adoro uma frase atribuída a Voltaire onde ele diz mais ou menos assim: "Discordo frontalmente de sua opinião, mas defenderei até à morte o direito de exercê-la".
Era isso que eu esperava (como sou ingênuo!) encontrar na net principalmente, mas que nada! O que vejo são pessoas sem poder de argumentação, cínicas, mal educadas, agressivas ao extremo em fim.

Só acho que esse maniqueismo não nos levará a lugar algum. Não se trata de um Fla-Flu que desperta paixões, muitas das vezes, animalescas em todos. É o futuro de um grande país e seus quase 200 milhões de almas que está em jogo. Não a discussão vazia de quem melhor faz embaixadinhas!

Acusam Dilma de ter sido terrorista! De ser descendente búlgara! E dai pergunto? Se eu tivesse nascido 10 anos antes provavelmente teria pego em armas também contra a ditadura, isso é civismo!!! E eu mesmo, sou de origem norueguesa, daí esse meu sobrenome estranho, e daí? Sou menos brasileiro por isso? Tenho ceretz que não!

Para finalizar, sonho um país em que os opostos se aceitem. Que parem de divulgar tantas mentiras; não é o fato de se divulgar uma mentira "zilhões" de vezes que a transformará em verdade, ela sempre será uma mentira!

O país que quero, é aquele em que todos os brasileiros sejam iguais, como na hora de votar. Que tenham TODOS acesso à saúde, à educação, à sonhar com um futuro melhor para os seus. E não ser eternamente taxado disso e aquilo por essa pseudo intelectualidade que acha, para exemplificar, que um nordestino bom é um que lhes sirva de tapete! Fora os preconceitos que temos contra nós mesmo.
Ufa! Por hora é isso.

8 de outubro de 2010

Eleitor ficha suja

Fonte: Tutty Vasquez

Assim que pegar pra valer entre candidatos, a Lei da Ficha Limpa deveria ser adaptada e estendida aos eleitores. Não é justo que se cobre bons antecedentes do Maluf e se mantenha impune o sujeito que votou, por exemplo, no Tiririca. Fosse ele penalizado quando elegeu o Enéas, o Pitta, o Collor ou o Jânio, já teria parado com essa palhaçada.
         O “eleitor ficha-suja” não tem necessariamente, ao contrário dos candidatos de mesma designação, rabo preso com qualquer tipo de bandalheira. É, não raro, o mesmo cidadão que reclama do vale-tudo da política, como se tudo isso que aí está não tivesse nada a ver com seu voto. O gaiato analfabeto que agora estão mandando para o Congresso pode até ser cassado, mas outros virão em seu lugar se a brincadeira de mau gosto não for cortada pela raiz.
         Como não há no Brasil cadeia suficiente sequer para os 1.353.820 que votaram no Tiririca, casos do gênero deveriam estar sujeitos a tabelas de multas e perda de pontos no título de eleitor, mais ou menos como funciona o código de trânsito para motoristas infratores. O bafômetro em boca de urna também ajudaria a evitar novos desastres provocados pelo voto-bêbado que elegeu uns e outros país afora.